Antonio Lazcano Araujo
Conferência inaugural
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Esperanza Martínez Romero
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Antonio González Peña
Universidad de California en San Diego, Estados Unidos de América
Osvaldo Ulloa Quijada
Universidad de Concepción, Chile
Conheça nossos palestrantes principais
Antonio Lazcano Araujo
Antonio Lazcano Araujo é Professor Emérito da Universidade Nacional Autônoma do México, onde se dedica à pesquisa e ao ensino sobre a origem e a evolução inicial da vida. Trabalhou em aspectos químicos da Terra primitiva, análise de meteoritos e evolução de microorganismos. É autor ou coautor de quase 200 artigos de pesquisa e capítulos de livros sobre origem e evolução celular e de vários livros populares, incluindo The Origin of Life, The Spark of Life e The Prodigious Bacterium. Ele foi professor visitante nas Universidades de Havana, Autônoma de Madri, Houston, Valência, Orsay Paris-Sud, Califórnia em San Diego e na Universidade de Roma, bem como pesquisador visitante no Instituto Pasteur em Paris, no ETH Zentrum em Zurique, no A. N. Bakh Institute of Biochemistry em Moscou, entre outros. De 2002 a 2004, presidiu o Comitê de Avaliação do Instituto de Astrobiologia da NASA, além de ter sido coordenador da Gordon Conference of the Origins of Life. Por oito anos, foi membro do Comitê Consultivo da NASA para o Estudo da Origem e Evolução da Vida (NASA-COEL) e duas vezes presidente da Sociedade Internacional do Estudo das Origens da Vida, sendo até hoje o único cientista latino-americano a ocupar esse cargo. Ele possui três doutorados honorários: um da Universidade de Milão (Itália) em 2008, outro da Universidade de Valência (Espanha) em 2014 e outro em 2015 da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Em 2013, a Terceira Cúpula da Evolução concedeu-lhe o Prêmio Charles Darwin de Cientista Distinto e, em 2018, o College de France concedeu-lhe a Medalha Guillaume Bude. Em outubro de 2014, ele ingressou no El Colegio Nacional, a instituição cultural mais importante do México, e em 2023 foi eleito membro honorário da Academia Nacional de Medicina.
Esperanza Martínez Romero
A Dra. Martínez Romero fez seus estudos de graduação no Instituto de Pesquisa Biomédica da UNAM e seus estudos de mestrado e doutorado no Centro de Pesquisa em Fixação de Nitrogênio, atualmente o Centro de Ciências Genômicas da UNAM, onde trabalha como pesquisadora sênior. Foi pioneira no uso de marcadores moleculares no estudo da diversidade e taxonomia de bactérias fixadoras de nitrogênio associadas a plantas de interesse agrícola ou florestal, o que a levou a descobrir e propor novas espécies bacterianas. Ela é especialista em simbioses bacterianas e promoveu a metagenômica e a metatranscriptômica no estudo de simbioses e comunidades microbianas. É professora de cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Biomédicas, Biologia e Bioquímica na UNAM. Supervisionou mais de 50 teses, 29 das quais são teses de doutorado. Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Genômicas de 2013 a 2019. Foi convidada para apresentar palestras em conferências internacionais e seminários institucionais. Foi jurada de prêmios como o National Science Prize e o UNESCO Loreal Prize e de promoções de pesquisadores do exterior e editora de periódicos internacionais. Uma espécie de bactéria foi batizada em sua homenagem, Rhizobium esperanzae. Por seu trabalho de pesquisa, recebeu o Prêmio Nacional Universitário em 2005, o Prêmio de Ciências Naturais da Academia Mexicana de Ciências, o Prêmio Nacional de Ciências do México em 2019 e o Prêmio Loreal-UNESCO para Mulheres na Ciência em 2020, entre outros prêmios. Nos últimos dois anos, ela apareceu no topo da lista dos cientistas mais citados em bioquímica no México e na América Latina. Ela tem uma nomeação emérita no SNI. Publicou mais de 200 artigos em periódicos internacionais e 35 capítulos de livros. Tem mais de 25.000 citações em seu trabalho, com um índice H de 90.
Antonio González Peña
Antonio González Peña é Analista Programador no Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD). Ele fez parte da equipe de desenvolvimento de várias ferramentas de bioinformática, como scikit-bio, QIIME, QIIME 2 e Emperor. Além disso, o Dr. Gonzalez é o principal desenvolvedor da Qiita, uma plataforma pública e totalmente de código aberto para o gerenciamento e a análise de estudos de microbioma. Como parte de seus esforços na Qiita, ele está particularmente interessado na curadoria de metadados e na reprodução de resultados de arquivos brutos, com o objetivo de realizar meta-análises em grande escala.
Osvaldo Ulloa Quijada
Ele tem um Ph.D. em Oceanografia e um mestrado em Biologia Marinha pela Dalhousie University (Canadá). Fez seu pós-doutorado no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague (Dinamarca). Diretor do Instituto do Milênio de Oceanografia, professor titular do Departamento de Oceanografia da Universidade de Concepción e membro da Academia Chilena de Ciências. Em 2018, liderou a exploração da Fossa do Atacama, o lugar mais profundo do Pacífico Sudeste, que foi registrado no documentário Atacamex (2019). Mais recentemente, como parte da Atacama Hadal, a primeira expedição tripulada às profundezas dessa trincheira, ele se tornou o primeiro ser humano a descer até seus 8.062 metros de profundidade.

