
Código de Conduta
Os organizadores do 4º Congresso Internacional ISME-Lat 2025 têm o compromisso de oferecer um ambiente inclusivo, respeitoso, seguro e livre de assédio para todos os participantes, independentemente de gênero, identificação e expressão de gênero, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, raça, etnia, afiliação política, religião (ou falta dela) ou escolhas tecnológicas.
Os eventos adotam valores éticos e profissionais, e espera-se que todos os participantes se comportem com integridade, tanto com quanto sem os envolvidos no evento, dentro e fora dele. Não será tolerado nenhum tipo de assédio aos participantes da conferência. Linguagem, imagens e comportamento de natureza sexual não são apropriados no Congresso, incluindo palestras, workshops, socialização e mídia digital.
Embora o Congresso possa oferecer uma quantidade limitada de bebidas alcoólicas durante algumas partes do evento, a ISME-Lat 2025 não é responsável pela ingestão individual dos participantes e observa que o uso recreativo de drogas, tabaco e vaporizadores é proibido no local do Congresso.
Se um participante se envolver em um comportamento inadequado durante o evento, os organizadores e as autoridades relevantes poderão tomar as medidas que considerarem apropriadas, até e inclusive a expulsão do Congresso sem direito a reembolso. Da mesma forma, os participantes com convidados (cônjuges, filhos ou outros) são totalmente responsáveis pelo comportamento de seu(s) convidado(s) e também podem sofrer sanções.
Assédio é qualquer comportamento inadequado que possa razoavelmente causar ofensa ou humilhação a outra pessoa ou ser percebido como tal. Comentários ofensivos verbais ou escritos com base em gênero, identificação e expressão de gênero, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, raça, etnia, religião, afiliação política e escolhas tecnológicas não são permitidos no Congresso ISME-Lat 2025.
Linguagem, imagens e condutas sexuais em espaços públicos, intimidação deliberada, perseguição, acompanhamento e fotografias ou gravações que deixem outra pessoa desconfortável (também se aplica a apresentações orais ou pôsteres com uma mensagem específica de “proibido fotografar”) também são inaceitáveis.
Se uma pessoa sentir que foi assediada durante os eventos do Congresso, ela poderá relatar o fato aos organizadores ou à autoridade de segurança competente e, se alguém tiver testemunhado tal assédio, deverá relatá-lo. Os organizadores do Congresso têm a obrigação de tomar as medidas adequadas de acordo com suas políticas, normas e regras aplicáveis.
O Congresso ISME-Lat 2025 não organiza, promove ou se responsabiliza por atividades de coleta científica no território mexicano pelos participantes. Aqueles que desejarem realizar tais atividades devem ter a “Licença para coleta científica para fins de educação sobre a vida selvagem” emitida pela Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales.
Consentimento para coleta e reprodução de material audiovisual (documento em Espanhol, Inglês e Português).
